|
om Jobim começou
tocando violão. Aos 14 anos seu padrasto, Celso Frota Pessoa, levou-o a
estudar piano com Hans Joachim Koellreutter. Estudou também flauta,
harmonia,orquestração e composição, tendo como professores Lúcia Branco, Tomás Teran, Alceu
Bochino, Paulo Silva, Chinkievski e Leo Peracchi. O adolescente começava a
ser preparado para o longo e criativo caminho de compositor, arranjador, intérprete
e produtor. Pretendia estudar arquitetura, mas sua vocação musical era maior
e fez com que abandonasse essa carreira. Ao piano ou ao violão Tom bebeu, ao
longo de toda a sua vida, na fonte da velha guarda da MPB, inspirando-se em
Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazatreth, Sinhô, Ary Barroso, Pixinhinha e
Dorival Caymmi. No início
da carreira trabalhou como pianista de bares e boates cariocas, indo depois
para a gravadora Continental, onde transcrevia para a pauta as melodias de
compositores que não conheciam música e fazia arranjos para as gravações.
Em 1953, teve suas primeiras músicas gravadas pela Sinter: Incerteza, cantada por Mauricy Moura, lançada
em abril de 1953, Pensando em Você e Faz uma Semana, na voz de Ermani Filho, lançada em junho do mesmo ano. Em 1954,
obteve seu primeiro sucesso - Tereza da Praia, em
parceria com Billy Blanco, interpretado por Dick Farney e Lúcio Alves. Nesse
ano, também em parceria com Billy Blanco, compôs a Sinfonia do Rio
dejaneiro. Nessa época teve como parceiros: Dolores Duran, Luis Bonfá,
Marino Pinto e, mais constantemente, Newton Mendonça, com quem fez Foi
a Noite, Meditação, Desafinado, Samba de uma Nota Só
e outras. A partir da
gravação de Desafinado, por João Gilberto, em 1958, começou a definir-se o
movimento Bossa Nova, que viria a se tornar internacionalmente conhecido. Tom
Jobim foi o grande responsável em dar o alcançe internacional à música
brasileira. Em 1956,
Tom conheceu Vinicius de Moraes, que o convidou para musicar a peça Orfeu da
Conceição, quando então, escreveu para uma orquestra com mais de 80 instrumentos.
A peça foi montada com cenários de Niemeyer, no Teatro Municipal do Rio de
Janeiro, e a gravação das músicas
- entre elas Se todos
fossem iguais
a você - foi lançada em LP pela Odeon.
Este foi o início de uma das mais fecundas parcerias da MPB. A dupla Tom/Vinícius
passou a ser conhecida em todo o mundo em virtude do sucesso do filme Orfeu
Negro, dirigido pelo francês Marcel Camus e baseado na peça Orfeu da Conceição.
O filme recebeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1959 e o Oscar de
melhor filme estrangeiro em Hollywood, EUA. De 1956 a
1958, ocupou o cargo de Diretor Artístico da Gravadora Odeon. Ainda em 1958,
Elizete Cardoso, acompanhada por orquestra e o violão de João Gilberto,
gravou o LP Canção do Amor Demais, com músicas suas e deVinícius, entre
elas Chega de Saudade - Este LP lançado
por João Gilberto, em 1959 - é considerado o ponto de partida de Movimento Bossa
Nova. Em 1960, a
convite do presidente Juscelino Kubitschek, escreveu a Sinfonia da Alvorada, em parceria com Vinicius de Moraes, que
comemorou a inauguração de Brasília. Nessa época também compôs várias músicas
com Alysio de Oliveira, que foram sucesso nas gravações de SIMa Telles, como
Dindi, Demais e Inútil Paisagem. Em 1962, sob o patrocínio do Itamaraty, viajou
aos EUA com outros integrantes do chamado Grupo Bossa Nova, apresentando-se no
Festival de Bossa Nova do Carnegie Hall,
em Nova lorque. Pouco antes
dessa viagem, compôs com Vinícius de Moraes o maior sucesso de sua carreira:
Garota de lpanema, que tem mais de
200 gravações por todo o mundo. Esta canção recebeu da BMI, em 1986, o prêmio
Millionaired Songs - canções
que foram ao ar mais de um milhão de vezes. Ainda em 1962, élançado o LPJoão
Gilberto com interpretação de João Gilberto e arranjos de Tom Jobim, que
foi indicado para o Grammy da
National Academy of Reording Arts Sciences na categoria: Best Background Arrangment. Em 1963,
nos EUA, gravou dois discos: um ao piano, acompanhado de orquestra, intitulado
AntonIo Carlos Jobim, the composer of
Desafinado plays e outro com Stan Getz, João Gilberto e Milton Banana. O
ano 1965 passou-o quase que inteiro na Califórnia, tendo participado de
programas de televisão com Andy Willians, Frank Sinatra e Ella Fitzgerald.
Neste mesmo ano lança, nos EUA, oLP The Wonderful Worlof Antonio
Carlos jobim, com Nelson Riddle e
também A certain Mr. Jobim, com
arranjos de Claus Ogerman. Em 1967, a
convite de Frank Sinatra, viajou de novo para os Estados Unidos para a gravação
do álbum Francis Albert Sinatra&Antonio Carlos Jobim, cujo repertório de
dez músicas incluia sete composições de Tom. Este LP foi indicado para o Grammy
da National Academy of Recording Arts&Sciences, como álbum do ano.
Ainda em 1967 é lançado o LP Wave. Em 1968 ganhou o primeiro lugar no Ill
Festival Internacional da Canção, promovido pela TV Globo do Rio de Janeiro,
com a música Sabiá, em parceria com Chico Buarque e interpretada por Cynara e
Cybele. Durante a década
de setenta continuou gravando e compondo, inclusive para o cinema (The
Adventureus, Crônica da Casa Assassinada, Tempo do Mar). Entre os discos
individuais da década se encontram The adventurers,
Tide e Stone Flower (1970), Matita Perê (1973) e Urubu (1976). Entre as
colaborações destacam-se Sinatra &
Company (1971) e Elis e Tom (1974). São desse período os sucessos: Aguas
de Março, Olha Maria, Chovendo na Roseira, Matita Perê, Ugia etc. Em 1980,
lança o LP Terra Brasilis, com arranjos de Claus Ogerman, um álbum duplo
reunindo os maiores sucessos de sua carreira. Em 1982, foi agraciado com o Prêmio
Shell para a música popular, que se destina a homenagear nomes que tenham
contribuído decisivamente para o engrandecimento da música brasileira,
tanto popular como erudita. Continua
compondo ativamente, inclusive para cinema e TV. Destacam-se na década de 80
as trilhas sonoras dos filmes
Gabriela (1983), de Bruno Barreto e Para Viver um
Grande Amor (1983), de Miguel Farias, e a valsa Luiza, tema musical da novela Brilhante, daTV Globo. No ano de 1984,
apresenta-se no Wiener Konzerthausgesellechaft,
tocando com a ORF Sinfonieta de Viena e, no mesmo ano, forma a Banda Nova
com os músicos Paulo Jobim, Danilo Caymmi, Sebastião Neto, Jacques
Morelenbaum, Paulo Braga e as cantoras Ana jobim, Elizabeth Jobim, Paula
Morelenbaum, MaúchaAdnet e Simone Caymmi. junto com a Banda Nova apresenta-se no mundo inteiro. A partir dos anos 80, passa a escrever textos que são
publicados nos livros Ensaio Poético
Tom Jobim e Ana Jobim (1987), com fotografias tiradas por sua esposa Ana Jobim
e Jardim Botânico, com fotografias de Zeca Araújo. Realiza também o projeto
Visões do Paraíso - A Mata Atlântica, em que participa de um vIdeo e
escreve um livro, acompanhado de fotografias de Ana Jobim, sobre a floresta.
Em 1987, lança oCD Passarim, com arranjos e produção de Paulo Jobim e
Jacques Morelenbaum, onde toca acompanhado pela Banda Nova. Este disco recebeu,
em 1988, os prêmios Sharp, Disco de Ouro e Prêmio da Crítica Brasileira
como o melhor disco do ano. Neste período
teve sua obra gravada em songbooks por
Ella Fitzgerald, no disco Ella abraça Tom Jobim (1981) e por Salina Jones - Salina sings Jobim with Jobim s(l994). Teve também suas apresentações
registradas em diversos vIdeos como Antonio Brasileiro, Tributo a Tom, Tom
Jobim e a Bossa Nova e outros. Em 1994,
lança o CD Antonio Brasileiro produzido por Paulo Jobim e com participações
especiais de Dorival Caymmi e Sting. O álbum ganhou, em 1996,0 Grammy da National
Academy of Recording Arts & Sciences na categoria: Best Latin
Jazz Performance. Recebeu prêmios e homenagens em todo o mundo, entre os quais:
o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Rio de Janeiro, em 1990,
o título de Grand Comandeur des Arts et Lettres, da Legion D Houneur, em
1989, Doutor Honoris Causa da Universidade de Lisboa, em 1993 e a Ordem do Rio
Branco, em 1990. No dia 8 de
dezembro de 1994, com a morte de Antonio Carlos Brasileiro J obim, o
Brasil perde um pouco do seu Tom, e o mundo perde um dos maiores gênios
musicais do nosso tempo. Mas, como o próprio Tom Jobim disse, em 1971, numa
entrevista a Clarice Lispector, a morte não existe, Tom permanece vivo
nas canções e na memória do povo, que como ele, nunca deixou de ser
Brasileiro. Perdemos
o maior músico do Brasil Milton
Nascimento Tenho tontas recordações maravilhosas do tempo
em que trabalhei com Tom que é difícil escolher por onde começar. Teve um
show que gravamos juntos para a TV superpremiado.... Fazer um disco com ele foi
uma das coisas mais emocionantes em minha vida gravar aquelas conçoes
maravilhosas de jobim Frank Sinatra Felizmente a
musica dele esta ai Está em nossos corações, em nossas memórias... Um
cantinho, o vioiao, esse amor uma canção, pra fazer feliz a quem se orna..,
isto vai ser sempre assim e, nesse sentido, sua música transcende a nossa
vida, a vida dele, nossa morte, a
dele Gilberto Gil jobim forma parte da cultura universal. Nos
Estados. Unidos, onde vivi; jobim pode ser escutado em qualquer jukebox de
lanchonete, e escutei, inclusive, que existem pessoas que acreditam que Tom
seja americano. Em meu livro conto duas passagens sobre nosso maestro. jobim
tinha uma cultura musical, urn talento e uma simplicidade que só os gênios
tem A Música Bràsileira se divide em antes. e depois de Tom jobim. Henrique Autran Dourado/ Doutor em Musicologia HOMAGE
TO ANTONIO CARLOS JOBIM With
this issue the Brazilian Enterprise of Posts and Telegraphs pays homage to one
of the most important names of the Brazilian music: the composer Antonio Carlos
Jobim Tom Jobim whose love to music has been his main banner in the art of
divulging Brazil abroad and charming the public with its chords and songs. Antonio
Carlos Jobim was born at the Conde de Bonfim Street, in the Tijuca area, Rio de
Janeiro, to Jorge Jobim diplomat, writer and professor, deceased in 1935, and
Nilza Brasileiro de Almeida Jobim, founder of the Brasileiro de Almeida School,
in Ipanema, deceased in 1989. His only sister, Helena Jobim, awarded writer,
gave him his nickname Tom Tom. Tom
started his career playing guitar. When he was 14, his stepfather, Celso Frota
Pessoa, sent him to Hans Joachim Koellreutter for piano classes. Tom has also
studied flute, harmony, orchestration and composition. He
intended to study architecture and attended the first year at the National
Faculty of Rio de Janeiro, yet his musical vocation led him to drop out of
studies. In
the beginning of his career he worked for approximately three years as pianist
at bar and nightclubs in Rio. Then he went to the Continental Records where he
would write down in the usual musical notation the melodies for the composers
that had no musical education, and make arranges for the recordings. In
1953, he had his first songs recorded by Sinter Records: Incertitude
sang by Mauricy Moura and launched in April 1953; Thinking of You and A
Week Ago sang by Ernani Filho and launched in June of the same year. In
1954, he had his first success Tereza from the Beach composed in
partnership with Billy Blanco, and sang by Dick Farney and Lúcio Alves. In this
same year, also with Billy Blanco, he composed the Symphony of Rio de Janeiro,
recorded on 1 OLP, with interpretations by
Dick
Farney, Gilberto Milfont, Elizete Cardoso, DOris Monteiro, Lúcio Alves,
Os Cariocas, Jorge Goulart, Nora Ney and Emilinha Borba. Composing
with other geniuses of the Brazilian music such as Vinicius de Moraes, Billy
Blanco, Dick Farney, Elizete Cardoso, Tom has divulged the Brazilian music and
Brazil as well, has conquered space and admiration not only in Brazil but also
abroad where he spent part of his life. In the United States of America USA
he made several works some in partnership with Frank Sinatra and Ella
Fitzgerald. Tom
has won awards and homage all over the world: Doctor Honoris Causa of the
University of Rio de Janeiro (1990), Grand Commandeur des Arts et Lettres Légion
d'Honneur (1989), Doctor Honoris Causa, University of Lisbon (1993), and the
Order of Rio Branco (1990). The
works left by Tom Jobim are vast in number, contents and styles. Deceased on
December 8, 1994, he remains alive in the heart and memory of his admirers, as
are his works that revive from generation to generation. JOBIM
MUSIC |
|