Delta do Rio Parnaiba

Domestic Super Saver Fares - Starting at $91
Home Up


Home
Brazilian Regions
This is Brazil
What is new
Search Help
Contact Information

DELTA DO RIO PARNAÍBA

o Delta do Parnaíba constitui-se num espetáculo raro da natureza. Formado por mais de 80 ilhas e ilhotas é o único que deságua em mar aberto nas Américas) sendo comparado aos rios Nilo, na Africa e Mekong, na Asia.

O rio Parnaíba é considerado a quarta maior bacia hidrográfica do País, ficando atrás das bacias do Amazonas, Paraná e São Francisco. O Delta começa a se formar quando o rio desce dos 709 metros de altura da Chapada das Mangabeiras em direção ao mar. O leito do Parnaíba bifurcado, forma os braços Igaraçu e Santa Rosa. A partir daí surgem dezenas de igarapés e canais que rodeiam ilhas de vários tamanhos, até desaguar no Atlântico formando cinco braços distintos conhecidos como: Igaraçu, Canárias, Caju, Melancieira e, por último o de Tutoia, no extremo oeste. É o que se pode considerar um feliz percurso das águas do rio Parnaíba, após percorrer 1.485 quilômetros de norte a sul do Estado, sempre na divisa com o Maranhão.

Em 1571, o navegador português Nicolau de Resende naufragou no litoral do Nordeste, na região que hoje corresponde à divisa dos Estados do Piauí e do Maranhão, perdeu toneladas de ouro e passou, segundo contam, 16 anos tentando resgatá-Ias em vão. Enquanto procurava, descobriu um tesouro ainda maior, segundo suas próprias palavras retiradas de seu diário: "um grande rio que se formava um arquipélago verdejante ao desembocar no Oceano Atlântico". Diante da descoberta, o navegador deixou a seguinte pergunta: "este paraíso resistirá aos futuros desbravadores?".

O Delta do Parnaíba ocupa uma extensão de mais de 2.700 quilômetros quadrados entrecortados por igarapés. Ilhas como a de Santa Isabel, Canárias, Caju e do Meio servem como ponto de escoamento da produção de caranguejos, principal sustentáculo dos ilhéus da região, inclusive, são exportados em grande quantidade para o Estado do Ceará; ponto de parada nos passeios de barcos e chalanas e, com o atual desenvolvimento do turismo na região, transformaram-se em ponto de hospedagem e observação/ conhecimento da flora e faüna.--- O verde, as águas limpas, as raízes aéreas dos manguezais, a cata do caranguejo, a sinuosidade dos igarapés, as brancas dunas de mais de quarenta metros impressionam turistas e visitantes. Esta exuberante ,beleza que tem resistido a novos desbravadores é hoje símbolo de desenvolvimento sustentado, é a natureza, mais uma vez, contribuindo para geração de emprego e renda, é o turismo que encanta, une povos e preserva. Visite esta exuberância, visite o Delta do Parnaíba!

Formado por mais de 80 ilhas e ilhotas, o Delta do Parnaiba constitui-se em um espetáculo raro da natureza. 

A bacia do rio Parnaiba é considerada a quarta maior do País, ficando atrás apenas das bacias do rio Amazonas, do rio Paraná e do rio São Francisco. O Delta começa a se formar quando o rio desce das 709 metros de altura da Chapada das Mangabeiras em direção ao mar. O leito do Parnaíba, bifurcado, forma os braços Igaraçu e Santa Rosa. A partir daí, surgem dezenas de igarapés e canais que rodeiam ilhas de vários tamanhos, até desaguar no Atlântico, formando cinco braços distintos conhecidos como: Igaraçu, Canárias, Caju, Melancieira e, por último, o de Tutóia, no extremo oeste. O rio Parnaíba percorre 1.485 quilômetros, sempre na divisa com o Estado do Maranhão. 

O Delta do Parnaíba ocupa uma extensão de mais de 2.700 quilômetros quadrados entrecortados por igarapés. llhas como a de Santa Isabel, Canárias, Caju e do Meio servem como ponto de escoamento da produção de caranguejos, principal sustentáculo econômico dos ilhéus da região, e que são, inclusive, exportados em grande quantidade para o Estado do Ceará. Ponto de parada nos passeios de barcos e chalanas e, com o atual desenvolvimento do turismo na região, as ilhas transformaram-se em ponto de hospedagem e observação da flora e da fauna ali existentes. 

O verde, as águas limpas, as raízes aéreas dos manguezais, a cata do caranguejo, a sinuosidade dos igarapés e as brancas dunas de mais de 40 metros impressionam turistas e visitantes. 

Esta exuberante beleza que tem resistido a novos desbravadores é hoje símbolo de desenvolvimento sustentado. E a natureza, mais uma vez, contribuindo para a geração de emprego e renda. E o turismo que encanta, une povos e preserva a vida em sua plenitude.


 

PARNAÍBA RIVER DELTA

Formed by more than 80 islands, the Parnaíba River Delta is a rare natural show. 

In Brazil, its basin is the fourth in length, after the Amazonas, Paraná and São Francisco basins. The delta begins when the river comes down the 709 meters of the Mangabeiras Plateau towards the sea. The Parnaíba River splits into two branches: lguaraçu and Santa Rosa. Tens of creeks and watercourses are then formed, flowing among the islands and then into the Atlantic, in five different branches known as: Igaraçu, Canárias, Caju, Melancieira and Tutóia. this last one at its western end. It flows for 1,485 kilometers, always on the border with Maranhão State. 

Its delta covers 2,700 square kilometers, with meandrous creeks and islands such as Santa Isabel, Canárias, Caju and Ilha do Meio. They help trade the inhabitants' production of crab, which is their main source of income, due to the intense demand of their neighbor State, Ceará. Since these ports are stops for boat rides, with the current development of tourism in the region, the islands have turned into a place for accommodation and observation of the local flora and fauna as well. 

The green, the clear waters, the swampy aerial roots, the collection of crabs, the winding creeks and the 40-meter high white sand dunes have impressed tourists and visitors. 

This exuberant beauty, which has resisted new explorers' impetus, is nowadays a symbol of sustained development. It is nature, once again, contributing to the generation of employment and income. It is the enchanting tourism, serving to unite peoples and preserve life in its plenitude.

JORGE MACHADO Director of the Piauí Tourism Enterprise - PIEMTUR Secretariat of Industry and Commerce of Piauí

Links

 


Home | Brazilian Regions | This is Brazil | What is new | Search Help | Contact Information

Paltalk Chat

 
Copyright 2010 notice: Please note that most material on this site is copyrighted, if pieces and bits of this site is found in other locations without proper authorization there are happy lawyers that would be glad to contact you. If you would like to use some pictures, contents of this site, please contact author first
For problems or questions and advertising regarding this Web site contact email vivabrazil.
Last updated: 03/29/10.