Recifes Corelineos

Domestic Super Saver Fares - Starting at $91
Home Up


Home
Brazilian Regions
This is Brazil
What is new
Search Help
Contact Information

Ecossistemas de Recifes Coralíneos

 

Reconhecidos como valiosa fonte de pesquisa, os recifes coralíneos são comparados somente às florestas tropicais, em nmção da sua enorme biodiversidade.S uas principais características, que são a formação de corais-pétreos com as suas rosetas coloridas, os octocorais e os corais de fogo.

Vemos, também, algumas espécies que habitam esses ecossistemas como a estrela do mar, peixes e cavalo-marinho. A técnica utilizada foi a fotografia.

Cenário de uma infinidade de espécies marinhas, a costa litorânea brasileira possui um dos mais ricos ecossistemas do planeta, os recifes de coral ou recifes coralíneos. Por abrigarem uma extraordinária variedade de plantas e animais, os recifes de coral são considerados como o mais diverso hábitat marinho do mundo. A emissão destes selos pelos Correios pretende contribuir para a preservação desse importante ambiente, fundamental para a biodiversidade das nossas águas tropicais.

Os recifes de coral são ecossistemas encontrados em regiões de águas quentes e claras, formados pela deposição do esqueleto calcáreo de organismos como corais, algas e moluscos. São ricos em recursos naturais e de grande importância ecológica, econômica e social, pois abrigam recursos pesqueiros, atuam na proteção da orla marítima e contribuem com seus recursos na economia de várias comunidades costeiras. Além disso, a beleza natural dos recifes representa um importante atrativo turístico em todo o mundo.

No Brasil, os recifes de corais se distribuem por cerca de 3.000 km, desde o sul da Bahia até o Maranhão, constituindo-se nos únicos ecossistemas recifais do Atlântico Sul. A maioria das espécies de corais que forma os recifes brasileiros só ocorre em nossas águas.

O uso inadequado destes ecossistemas pela pesca, pelo turismo desordenado, pelo mau uso da terra, na orla marítima e nas margens dos rios, causando o aumento do aporte de sedimentos, e, ainda, pela poluição costeira, podem estar comprometendo o futuro desses ambientes.

Em toda a extensão em que os recifes ocorrem, existem 9 unidades de conservação marinhas, entre federais, estaduais e municipais, que englobam os dois grupos de categorias de manejo: proteção integral e uso sustentável. São de proteção integral: Reserva Biológica do Atol das Rocas, Parque Nacional Marinho de Femando de Noronha, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Parque Estadual do Parcel do Manoel Luís (MA) e Parque Municipal do Recife de Fora, Porto Seguro (BA). Já as de uso sustentável são: Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (PE e AL), Área de Proteção Ambiental Estadual da Ponta da Baleia (BA), Área de Proteção Ambiental Estadual dos Recifes de Corais (RN) e a Reserva Extrativista de Corumbau (BA).

Colaboração de Ana Paula leite Prates, do Ministério do Meio Ambiente.


Home | Brazilian Regions | This is Brazil | What is new | Search Help | Contact Information

Paltalk Chat

 
Copyright 2010 notice: Please note that most material on this site is copyrighted, if pieces and bits of this site is found in other locations without proper authorization there are happy lawyers that would be glad to contact you. If you would like to use some pictures, contents of this site, please contact author first
For problems or questions and advertising regarding this Web site contact email vivabrazil.
Last updated: 03/29/10.