Parque Nacional dos Lencois

Domestic Super Saver Fares - Starting at $91
Home Up


Home
Brazilian Regions
This is Brazil
What is new
Search Help
Contact Information

Dunas Lagos mangue

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Chover muito este ano em todo o litoral do Maranhão é a garantia de que o espetacular ciclo da natureza se renovará no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que ocupa quase toda a parte ocidental da costa do Estado, desde o Golfão Maranhense até a foz do rio Preguiças. Depois das chuvas, as lagoas estarão cheias e cristalinas trans-formando o único deserto brasileiro em um grande oásis natural. E o período da reprodução das espécies e é quando a beleza dos Lençóis se torna mais deslumbrante.

Para compreender essa beleza épreciso estar lá. Não é fácil defini-la. As dunas de areias branquissimas que mudam de forma, altura e lugar, envolvidas pelo vento que sopra do mar, parecem "imensos lençóis abandonados distraidamente pela cama". Entre as dunas, que se estendem por uma área de 155 mil hectares, entre os municípios de Barreirinhas e Primeira Cruz, incontâveis lagoas verdes e azuis fazem dos Lençóis a própria imagem do paraíso terrestre. Durante a seca, a maioria das lagoas evapora-se.

Ninguém ainda estudou a fundo esse fenômeno. Acredita-se que o vento traz a areia do fundo do mar e faz avançar as dunas continente a dentro, até 50km da costa. Há quem defenda que toda a região, em épocas remotas, era uma grande floresta tropical. Certo mesmo é que os Lençóis Maranhenses não se enquadram na definição clássica de deserto - na região chove 300 vezes mais que no Saara - e o ares aparente papel fundamental na reprodução das espécies. Durante boa parte do ano as lagoas são ricas em peixes e camarões, que migram para os rios e lagos quando as águas secam.

Os Lençóis Maranhenses foram transformados em Parque Nacional em 1987, por ser uma área com excepcionais atributos da natureza e vocação natural para o turismo ecológico. A região vizinha ao Delta do Rio Parnaíba, outro espetáculo de rara beleza, com mais de 80 ilhas, dunas e manguezais. O Governo do Estado, por meio da Empresa Maranhense de Turismo - MARATUR tem planos para o desenvolvimento sustentado do turismo nas duas áreas, mas aguarda ainda a construção da Translitorânea, de Morros (MA) a Parnaíba (Pi), que ligará o litoral maranhense às outras capitais nordestinas. O asfalto deverá ficar a 40km das dunas, procurando-se, preservar a integridade dos Lençóis. A previsão é de que a obra, que terá aproximadamente 400km, esteja concluída até o final do próximo ano.

Enquanto isso, para melhorar o acesso aos Lençóis, o Governo já autorizou a ampliação do aemporto de Barreirinhas, que passará a ter condições de receber aviões de médio porte, e já está recuperando trechos da estrada atual. A diretora-presidente da Maratur, Kátia Lima, acredita que essas providências já serão suficientes para aumentar o fluxo turístico, que vem crescendo à medida em que as imagens dos Lençóis Maranhenses ganham o Mundo. 

COMO CHEGAR AO PARQUE NACIONAL DOS LENÇOIS

Aproveitar as delícias dos Lençois Maranhenses ainda requer disposição e espírito para aventura. Algumas Agências de Turismo de São Luís. como a Taguatur (098-2321814 2324197) e Giltur (098-2326041), fazem pacotes para a Região, de ônibus ou em pequenos av iôes. O caminho mais fácil é através da cidade de Barreirinhas, que fica a 337km de São Luís, com um trecho de estrada ainda não asfaltado. De avião, são apenas 40 minutos, com direito a uma visão espetacular dos Lençõis de Barreirinhas, onde existem pequenas pousadas, segue-se de barco ou lancha até o início das dunas. O ponto final do passeio é o povoado de Atlas, onde o Rio Preguiças se encontra com o Mar. O que se pode ver nessa viagem já é o bastante, mas é quase nada comparado com o que o Parque reserva aos que decidem se aventurar mais longe na imensidão das dunas. O Delta do Parnalba constitui-se num espetáculo raro da natureza. For-mado por mais de 80 ilhas e ilhotas éo único que deságua em mar aberto nas Am éricas, sendo comparado aos rios Nilo, na Africa e Mekong, na Asia.

O rio Parnaíba é considerado a quarta maior bacia hidrográfica do País. ficando atrás das bacias do Amazonas, Paraná e São Francisco. O Delta começa a se formar quando o rio desce dos 709 metros de altura da Chapada das Mangabeiras em direção ao mar. O leito do Parnaiba bifurcado, forma os braços Igaraçu e Santa Rosa. A partir daí surgem dezenas de igarapés e canais que rodeiam ilhas de vários tamanhos, até desaguar no Atlântico formando cinco braços distintos conhecidos como: lgaraçu, Canárias, Caju, Melancieira e. por último o de Tutoja, no extremo oeste.

 

E o que se pode considerar urn feliz percurso das águas do rio Par

Em 1571, o navegador português Nicolau de Resendç naufragou no litoral do Nordeste, na região que hoje corresponde à divisa dos Estados do Piauí e do Maranhão, perdeu toneladas de ouro e passou, segundo contam. 16 anos tentando resgatá-las em vão.

Enquanto procurava, descobriu um tesouro ainda maior, segundo suas próprias palavras retiradas de seu diário: "um grande rio que se formava um arquipélago verdejante ao desembocar no Oceano Atlântico". Diante da descoberta, o navegador deixou a seguinte pergunta: "este paraíso resistirá aos futuros desbravadores?".

O Delta do Parnaiba ocupa uma extensão de mais de 2.700 quilômetros quadrados entrecortados por igarapés. llhas corno a de Santa Isabel, Canárias, Caju e do Meio servem corno

ponto de escoamento da produção de caranguejos, principal sustentáculo dos ilhéus da região, inclusive, são exportados em grande quantidade para o Estado do Ceará; ponto de parada nos passeios de barcos e chalanas e, com o atual desenvolvimento do turismo na região, transformaram-se em ponto de hospedagem e observação/ conhecimento da flora e fauna.

O verde, as águas limpas, as raízes aéreas dos manguezais, a cata do caranguejo, a sinuosidade dos igarapés, as brancas dunas de mais de quarenta metros impressionam turistas e visitantes.

Esta exuberante beleza que tem resistido a novos desbravadores é hoje símbolo de desenvolvimento sustentado, é a natureza, mais uma vez, contribuindo para geração de emprego e renda, é o turismo que encanta, une povos e preserva. Visite esta exuberância, visite o Delta do Parnaíba!


 

LENÇÓIS MARANHENSES"

It is impossible to describe the park and express all its beauty. It is made up of 155 thousand hectares of huge white sand dunes piled up by the wind, witch hide immense crystal clear freshwater pools. The scene is unique. Sand spreads throughout all the park's territory, drawing a vast sheet, where dunes may reach up to 50-meter high. The pools are formed in the rainy season, from January to July, and may reach 2-kilometer wide. Dunes and pools, along with some vegetation. build up an authentic oasis. An astonishing landscape and one of the most interesting geological phenomena of Brazil. The park is located on the western shore of Maranhão and was created by Federal Decree number 86,060, of June 2nd, 1981. Its entrances are in Barreirinhas and Primeira Cruz countries. It is a place for reproduction of endangered birds, such as the Guará (Guara rubra), and also the sea turtles. Besides its importance as natural patrimony, the Lençois Maranhenses National Park has been discovered by ecotourists, and the State Government has been working, through the Secretariat of Environment and Water Resources and the State's tourism agency -MARATUR, along with the city halls of the counties which serve as doorway to the park, in order to transform that region into one of the most important ecotourism attractions of Brazil. This is the Lençois Maranhenses National Park, drawing attention of environmentalists compromised with preservation.

MARATUR - Maranhão Tourism Enterprise

 


Home | Brazilian Regions | This is Brazil | What is new | Search Help | Contact Information

Paltalk Chat

 
Copyright 2010 notice: Please note that most material on this site is copyrighted, if pieces and bits of this site is found in other locations without proper authorization there are happy lawyers that would be glad to contact you. If you would like to use some pictures, contents of this site, please contact author first
For problems or questions and advertising regarding this Web site contact email vivabrazil.
Last updated: 03/29/10.